Proteção Solar: Mitos e Fatos

Proteção Solar: Mitos e Fatos

Que a exposição ao sol na pele nua pode ser muito perigosa sem proteção não é mais um mito. No entanto, ainda há muito equívoco e ignorância quando o assunto é proteção solar. Nós esclarecemos!

Você sabia disso…?

... não recebemos a maioria da nossa dose anual de sol nas férias, mas na vida quotidiana? De acordo com uma pesquisa com 2.500 famílias da Universidade de Erlangen, apenas 30% dos entrevistados afirmaram que o tema da proteção solar para si e seus filhos é tão importante na vida quotidiana quanto nas férias. Importante é o seguinte: proteja sempre a sua pele assim que planeia ficar ao sol por um longo período!

... afirma um estudo da Brown University em Rhode Island, que cinco queimaduras solares antes dos 20 anos são suficientes para aumentar enormemente o risco de cancro de pele?

… visitas regulares ao solário duplicam o risco de desenvolver melanoma? A radiação UV artificial também é particularmente prejudicial para os olhos e pode ter consequências graves, como danos fotoquímicos na retina.

... o clássico ditado "Já estou bronzeada, não me pode acontecer mais nada!" é equivocado? A pele pré-bronzeada não é imune a queimaduras solares e também deve ser protegida! Se compararmos a própria proteção da pele através do autobronzeador com o protetor solar, teríamos um fator de proteção solar de apenas 1,5.

… a protecção solar correcta é tão importante para os nossos olhos como para a nossa pele? Sempre use óculos de sol com uma etiqueta UV-400, especialmente sob luz solar forte. Não importa a época do ano!

… mesmo produtos de proteção solar à prova d'água precisam ser atualizados repetidamente? Após duas estadias de 20 minutos na água, apenas metade da proteção original ainda está disponível. Portanto, vale a seguinte regra: seque bem após o banho e aplique bastante creme novamente. Para garantir proteção total, deve realmente aplicar protetor solar apenas na pele completamente seca!

… a água pode aumentar a radiação UV muitas vezes?

O que significam as designações UVA e UVB para produtos de proteção solar?

Os raios UVA penetram profundamente na pele, até a derme, e são os principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Eles atacam a rede de colagénio/elastina e também são responsáveis pela formação das manchas da idade.

Os raios UVB transferem toda a energia para a camada superior da pele (epiderme). Embora aumentem a pigmentação protetora da pele, também são responsáveis pelas queimaduras solares, muitas vezes dolorosas.

Ambos os tipos de radiação podem induzir ao cancro e danificar gravemente a pele!


Basicamente, a seguinte regra se aplica a todos os produtos de proteção solar: “Os produtos só oferecem proteção adequada se forem usados com frequência e em quantidade suficiente! "